Amanhã é o Dia Internacional da Mulher. Decidi, por isso, deixar-vos aqui algumas sugestões de leituras dedicadas ao tema.
A francesa Simone de Beauvoir foi um marco no movimento feminista a partir da década de 50. Em "O Segundo Sexo", a autora examina a condição feminina em todas as suas vertentes e alguns factos e mitos relacionados com o feminismo
Em 1972, as três Marias (Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta) desafiaram os poderes instituídos e publicaram "Novas Cartas Portuguesas". O livro foi considerado "imoral" e "pornográfico" por retratar mulheres livres, que se interrogam àcerca da sua identidade, da sua sexualidade, da sua relação com os homens, que questionam a religião e as regras morais impostas. Por causa disso, as autoras foram proibidas de sair do país e os seus nomes não podiam ser referidos na imprensa. Só o 25 de Abril de 1974 as livrou de um julgamento.
Belíssimo retrato do Portugal da década de 50 pintado pelas palavras Maria Lamas. Em "Às Mulheres do Meu País", a jornalista traça-nos o quadro da condição feminina a partir das suas várias reportagens em várias regiões do país. A não perder!
Da autoria de Lígia Amâncio e Isabel do Carmos, "Vozes Insubmíssas - A História das Mulheres e dos Homens que Lutaram pela Igualdade dos Sexos Quando era Crime Fazê-lo" fala-nos da primeira vaga do feminismo, dos movimentos de homens e mulheres que ergueram as vozes pela liberdade e igualdade de direitos das mulheres.
Educação
Futilidades
História, Cultura & Património
Jornalismo
Mulheres no Mundo
Por Esse Portugal Fora
Grupo de Amigos de Canelas do Douro
Reflexões... sobre tudo e mais alguma coisa
Segurança/Crime
Viagens