... ou a arte de bem fazer política à portuguesa
Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008
Livro de reclamações ou livro de condenações?

                                   O caso vem relatado hoje em todos os jornais. Uma médica do Centro de Saúde de Matosinhos foi condenada em tribunal por ter posto em causa o "prestígio, crédito e confiança" de um restaurante onde assinara o Livro de Reclamações por considerar que fora mal servida. Livro esse que só lhe foi entregue pelos responsáveis do estabelecimento, após ter efectuado um telefonema à PSP a denunciar a recusa na apresentação do mesmo. Trocado por miúdos, a médica foi condenada por exercer um direito de cidadania que os responsáveis do restaurante tentaram, em primeira instância, evitar que ela o exercesse.

Há uns anos, também eu me vi no direito de exigir o Livro de Reclamações num restaurante no Bairro Alto (Lisboa) por considerar que tinha sido preterida em relação a clientes habituais. Também no meu caso, Livro de Reclamações só me foi entregue cerca de uma hora depois de o ter pedido, após reclamar alto e bom som para que todos percebessem o que se estava a passar e depois de eu ter iniciado um telefonema para a Polícia. Além de ter assinado o Livro de Reclamações, expus o caso a várias entidades com responsabilidade no sector, mas nunca me foi dado a conhecer o desfecho deste caso.

Perante tudo isto, o cidadão pergunta: para quê, então, a existência de um Livro de Reclamações? Por que é que o Portal do Cidadão afirma que o Livro de Reclamações "torna mais célere a resolução de conflitos entre os consumidores e os agentes económicos" se os primeiros quase nunca têm conhecimento do desfecho das suas queixas e ainda correm o risco de ser condenados por difamação?


Jamé...: Revoltada


1 comentário:
De Anónimo a 4 de Abril de 2008 às 10:06
http://www.destak.pt/artigos.php?art=9744


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